.png)

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE MAUÁ


ESCOLA SEBASTIÃO VAYEGO

Prof. Sebastião Vayego de Carvalho
(Patrono da Escola)
Filho de José Rodrigues de Carvalho e Izaura Nascimento Vayego, Sebastião Vayego de Carvalho nasceu em Itajubí - SP, em 07 de Outubro de 1927.
Em 1946, formou-se professor normalista pelo instituto de Educação "Carlos Gomes" de Campinas - SP. Fez Curso de Administração Escolares e Concurso Público de Diretor de Escola.
Formou-se em Direito pela Faculdade "Brás Cubas", de Mogi das Cruzes.
Foi professor e posteriormente diretor de vários estabelecimentos de ensino, inclusive do antigo Grupo Escolar "Dom José Gaspar", hoje E.E. "Prof.ª Ruth Neves Sant'Anna, em Ribeirão Pires, de 1957 a 1959.
Sócio-fundador da Organização Educacional de Ribeirão Pires, até a data de seu falecimento.
Na Secretária da Educação do Estado de São Paulo foi membro da Comissão de Habilitação ao Magistério Municipal e Particular, membro da Comissão de Estabilidade, entre outras e Presidente da Comissão Central do Regime de Dedicação Exclusiva.
Ainda na vida pública, em Nova Granada - SP, atuou como Vereador, de 1952 a 1955 e como Chefe de Serviço de Colocação Familiar, de 1954 a 1956. Em Ribeirão Pires foi Comissário de Menores, de 1958 a 1961, assessor especial da Câmara Municipal para área de Educação, em 1962 um dos fundadores do Rotary Clube.
Em 1964, foi condecorado pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhísticas com a Medalha Cultural e Cívica " José Bonifácio de Andrade e Silva - o Patriarca"
Em 1976 a Câmara Municipal de Ribeirão Pires outorgou-lhe o título de "Cidadão Ribeirãopirense".
O Professor Sebastião Vayego de Carvalho era uma pessoa simples, sempre aberta ao diálogo e ao entendimento. Com paciência e compreensão dificilmente deixava de encontrar solução para os diversos problemas que enfrentava como professor, diretor e jurista.
Seu objetivo sempre foi a boa formação do aluno como indivíduo, profissional e cidadão.
De seu casamento com a Profª Vera Ferro de Carvalho, em 1957, nasceram os filhos Lígia, Vera Maria e José Américo.
Faleceu em 03 de Março de 1992, deixando muitos amigos e exemplos que merecem ser seguidos.